Flora


O Tesouro Verde da Serra da Lua

     A Serra de Sintra é um lugar riquíssimo em Flora, resultado do seu micro-clima, único no mundo. Tem cerca de 900 espécies de Flora que são autóctones, ou seja que são próprias da Serra, sendo metade das quais mediterrânicas ou oeste-mediterrânicas, e 10% são plantas endémicas, ou seja grupos de plantas que se separaram de outras provenientes de outras zonas do globo e que desenvolveram só aqui na Serra,dando origem a espécies com formas diferentes de evolução. Muitas destas plantas são espécies-relíquia, plantas muito especiais, que existiam neste local antes da última glaciação, espécies ameaçadas que encontraram na Serra da Lua um bom sítio para viver.

     A flora da Serra encontra-se alterada em relação à Fauna natural. A intervenção do Homem retirou progressivamente os Carvalhos da Serra, e a pastorícia (hoje nula) e a agricultura foram alterando a Serra para o que ela é hoje. Na altura que foram construídos os palacetes na época do romantismo, com eles foram trazidas espécies vegetais de outros locais do mundo, que se tornaram invasoras.

     No século XX houve um reflorestamento, mas após o grande incêndio de 1966, espécies como as do género ''Acacia'', mas também ''Pittosporum undullatum'' (árvore do-incenso), ''Hakea salicifolia'' e ''Hakea sericea'', ou ''Aillanthus altissima'' (ailanto), tornaram-se num problema.



...............................................................................