Os animais de um mundo mágico:
Espécies que actualmente habitam no Parque Sintra / Cascais
A n f í b i o s
A Serra de Sintra situa-se no limite mais ocidental da sub-região zoológica designada Mediterrânea. Apresenta um microclima único, e algumas espécies de animais ali procriam. Muitas destas espécies estão porém ameaçadas, devido a vários factores, entre eles:
- A perturbação causada pela presença humana, causando um impacto visual e ruído, que quando ocorre durante o período de reprodução é particularmente grave. Afecta principalmente os mamíferos. Nas populações nidificantes de aves de presa pode levar ao abandono dos locais de nidificação. Acontecem frequentemente atropelamentos de cobras, anfíbios, lagartos e mamíferos.
- A degradação a nível biótico: a degradação da cobertura vegetal, o crescimento de espécies exóticas invasoras, ou de produção florestal, que representam um reduzido valor para a Fauna.
- Os elevados níveis de erosão que diminuem a diversidade das plantas e a contaminação orgânica de algumas linhas de água que afecta o desenvolvimento embrionário, larvar e ocasiona a morte de adultos, em anfíbios e répteis, principalmente no Norte de Sintra onde há mais poluição.
- Fragmentação do habitat que leva a um isolamento de algumas espécies, em parte devido ao crescimento urbano em torno do Parque Nacional
.................................................................................................
Santuários
O Morcegário na Quinta da Regaleira
O morcegário é uma caverna artificial que simula as condições de uma gruta, com a temperatura e a humidade controladas, contendo também câmaras de infravermelhos e servirá para estudar a espécie ameaçada, . Este não é o único Morcegário na Quinta da Regaleira, o primeiro foi criado há já 7 anos e tem sido um sucesso.
Espero sinceramente que este segundo Morcegário consiga acolher da melhor forma estes pequenos seres, de modo a que se saiba mais um pouco sobre eles, de modo a podermos preservá-los.
Podemos saber mais através da (AES) Associação de Espeleólogos de Sintra:
http://espelaion.blogspot.com/2009/03/regaleira-subterranea.html
........................................................................................................................................