Fauna

Os animais de um mundo mágico:


Espécies que actualmente habitam no Parque Sintra / Cascais






A n f í b i o s


    A Serra de Sintra situa-se no limite mais ocidental da sub-região zoológica designada Mediterrânea. Apresenta um microclima único, e algumas espécies de animais ali procriam. Muitas destas espécies estão porém ameaçadas, devido a vários factores, entre eles:

     - A perturbação causada pela presença humana, causando um impacto visual e ruído, que quando ocorre durante o período de reprodução é particularmente grave. Afecta principalmente os mamíferos. Nas populações nidificantes de aves de presa pode levar ao abandono dos locais de nidificação. Acontecem frequentemente atropelamentos de cobras, anfíbios, lagartos e mamíferos.

     - A degradação a nível biótico: a degradação da cobertura vegetal, o crescimento de espécies exóticas invasoras, ou de produção florestal, que representam um reduzido valor para a Fauna.

     - Os elevados níveis de erosão que diminuem a diversidade das plantas e a contaminação orgânica de algumas linhas de água que afecta o desenvolvimento embrionário, larvar e ocasiona a morte de adultos, em anfíbios e répteis, principalmente no Norte de Sintra onde há mais poluição.


     - Fragmentação do habitat que leva a um isolamento de algumas espécies, em parte devido ao crescimento urbano em torno do Parque Nacional


     - A pilhagem dos ninhos e a caça furtiva.

     Para mais informações contacte o site do Parque Natural Sintra Cascais: (clique no símbolo)



.................................................................................................


Santuários

O Morcegário na Quinta da Regaleira


     A Quinta da Regaleira é um lugar enigmático, mágico, um local que se tem mostrado um verdadeiro refúgio para os Morcegos. 12 espécies destes seres têm aqui colónia. Aqui se vai instalar um novo Morcegário, que poderá albergar uma colónia de ''Morcegos-de-Ferradura-pequenos''.

     O morcegário é uma caverna artificial que simula as condições de uma gruta, com a temperatura e a humidade controladas, contendo também câmaras de infravermelhos e servirá para estudar a espécie ameaçada, . Este não é o único Morcegário na Quinta da Regaleira, o primeiro foi criado há já 7 anos e tem sido um sucesso.

     Espero sinceramente que este segundo Morcegário consiga acolher da melhor forma estes pequenos seres, de modo a que se saiba mais um pouco
sobre eles, de modo a podermos preservá-los.

     Podemos saber mais através da (AES) Associação de Espeleólogos de Sintra:

http://espelaion.blogspot.com/2009/03/regaleira-subterranea.html

........................................................................................................................................